Uma questão muito séria, que não costuma receber a devida importância talvez pela naturalidade da ação, é a segurança das crianças no uso dos elevadores.
Pouca gente sabe, mas os menores de dez anos não podem andar de elevador desacompanhados, pois a criança não tem altura ou discernimento suficientes para acionar o botão de alarme em caso de emergência, e podem ser vítimas de acidentes sérios.
Crianças gostam de brincar em qualquer que seja o lugar, porém se pularem dentro da cabine, podem acionar o freio de segurança e provocar os transtornos de uma operação de resgate.
Ao apertar os botões desordenadamente, podem ocasionar um curto-circuito e danificar a fiação gerando o fechamento da porta causando uma pane elétrica.
Os elevadores estão cada vez mais modernos e seguros, no entanto, é preciso utilizá-lo de maneira consciente e respeitar todos os seus limites.
Brinquedos também devem ser evitados, já que podem quebrar e acabar danificando os espelhos e luminárias do equipamento e até mesmo causar cortes e arranhões na criança.
Antes de entrar no elevador, certifique-se que ele está parado no andar e antes de sair, observe mais uma vez se ele está totalmente nivelado no local. É importante também, aguardar a abertura total da porta para passar por ela com tranquilidade e segurança.