O elevador, assim como os carros, aviões e ônibus, também é considerado um meio de transporte, e a título de curiosidade, para se ter uma ideia, a cada três dias os elevadores transportam o equivalente a toda população mundial.

Para se constuir um elevador, são necessários vários componentes: casa de máquinas (quando exigido), cabina, operador de portas, máquina de tração, motor de tração, caixa de corrida, portas de pavimento, quadro de comando, quadro de força, limitador de velocidade, contrapeso, correntes e cabos de compensação, cabos de tração, poço, energia de emergência, aparelho seletor e cabo de comando.

O modelo mais popular de elevador é o com cabos de tração, onde o carro, conjunto cabina, armação e plataforma, sobem e descem através dos cabos.

O quadro de comando é o cérebro do elevador, pois ao apertar o botão chamando o elevador, o quadro de comando envia um sinal à máquina de tração, proporcionando, através de polias, o movimento de subida e descida da cabina e do contrapeso.

O cabo de tração funciona como uma gangorra, assim, quando o peso em uma das extremidades é maior, torna-se fácil levantar a outra extremidade.

Se algo acontecer e o elevador entrar em queda livre, entra em ação o limitador de velocidade, que deverá desligar o motor do elevador e acionar mecanicamente o freio de segurança.

Para todo elevador em funcionamento, é obrigatória a contratação de uma empresa especializada para realizar manutenções perídicas e preventivas, que garantem a performance do equipamento e a segurança dos usuários.

A visita mensal preventiva, obrigatória por lei, é realizada para evitar transtornos e reduzir os riscos de acidentes, realizando, quando necessário, a troca de peças danificadas.