É um dispositivo de segurança, constituído basicamente de mecanismo de disparo centrífugo, polias, cabo de aço e interruptor.
Sua principal função é de monitorar, constantemente, a velocidade do elevador e realizar uma frenagem em caso de emergência.
Quando a velocidade de descida ultrapassar a velocidade nominal de um limite pré-determinado, o limitador de velocidade deverá desligar o motor do elevador e acionar mecanicamente o freio de segurança.
Isso ocorre como uma atuação de segurança, pois a aceleração excessiva do elevador pode sinalizar um problema grave como a falha no sistema de freio, e os passageiros correm grande risco.
A polia principal do limitador de velocidade fica instalada na casa de máquinas, identificando a sobrevelocidade e atuando para uma frenagem tranquila.
No caso dos elevadores sem casa de máquinas, a polia fica localizada na parte superior da caixa de corrida.
O principal teste a ser feito do limitador é conferindo sua calibração, que é a aferição do limitador de velocidade, e deve ser realizada a cada 2 anos.
Nesse teste, é checado se a polia realmente faz a frenagem para a velocidade determinada, que costuma ser em torno de 120% da velocidade nominal do elevador.
É de extrema importância eue um técnico verifique constantemente todos os elementos do elevador, para que os passageiros viagem em segurança.