Os elevadores transportam as pessoas entre os andares em um edifício, e poupam o esforço de subir dezenas de degraus.

São considerados meios de transporte extremamente seguros, e um dos motivos, são os equipamentos que os compõe, como os cabos de aço para o funcionamento e outros cabos para emergência.

Existem leis que determinam que todos os prédios comerciais com mais de três andares devem ter elevadores, e obrigam que os elevadores devem ser vistoriados mensalmente, devendo estar dentro dos padrões de segurança.

A NBR 15597 de 07/2010, foi criada para tratar dos requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores, e cita: "Requisitos para a melhoria de segurança dos elevadores elétricos de passageiros, elevadores elétricos de cargas, e estabelece regras para melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança de um elevador recentemente instalado. Se aplica a elevadores elétricos permanentemente instalados, servindo níveis de pavimento definidos, contendo um carro projetado para o transporte de pessoas, e movendo-se entre guias inclinadas, no máximo 15º com a vertical, com acionamento por tração. Inclui a melhoria da segurança de elevadores de passageiros existentes para usuários, pessoal de manutenção, casa de máquinas, casa de polias e quaisquer pessoas autorizadas."

O objetivo desta norma, é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros, para proteger as pessoas contra os riscos de acidentes, tratar da manutenção e emergência nos elevadores.

Para elevadores adaptados à pessoas com mobilidade reduzida, é de especial importância que a exatidão de parada e de nivelamento estejam de acordo com a NBR NM 313/2007.

A norma categoriza as várias situações de risco, e cada uma das categorias foi analisada, com o objetivo de fornecer ações corretivas para melhorar sensivelmente a segurança de todos os elevadores de passageiros existentes.

Onde os requisitos desta norma não puderem ser cumpridos ou não puderem ser evitados, e um risco residual permanecer, os procedimentos apropriados, como avisos, instruções e treinamento, devem ser oferecidos.

Materiais prejudiciais como amianto no revestimento de lonas de freios, separadores em contatores, revestimento da caixa, portas de pavimento e revestimento da casa de máquinas, devem ser substituídos por materiais que assegurem o mesmo nível de desempenho e segurança.