O elevador é suspenso geralmente por cabos de aço, chamados de cabos de tração, que são ligados à cabina e a um contrapeso.

O cabo de tração é um componente mecânico feito a partir de fios de arame torcidos, que são entrelaçados em uma corda chamada de alma do cabo, a qual tem a função de dar flexibilidade ao cabo, e armazenar a lubrificação. Sua resistência para trabalhar sob tração é incrivelmente alta.

Os cabos de tração são inspecionados rigorosamente pelas empresas que fazem a conservação do elevador, desta forma, o rompimento dos cabos de tração é algo bastante improvável de acontecer.

Caso ocorra alguma variação de velocidade do elevador, seja ela por falta de energia elétrica ou excesso de peso na cabina, existe um sistema de segurança bastante eficiente chamado de regulador de velocidade.

Esse sistema consiste em um cabo de aço e um dispositivo que monitora a velocidade do elevador, seja subindo ou descendo, e que quando constatada qualquer variação, entra em ação fazendo com que a cabina fique presa às guias do poço.

Por isso, a qualidade dos materiais utilizados na fabricação e manutenção dos elevadores, é fundamental para garantir o melhor desempenho e segurança dos usuários.

Devemos lembrar que toda e qualquer troca de peças, somente deve ser feita por profissionais qualificados e treinados.